quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TRATTORIA SPAGHETTERIA DA LASTRI - Boa, Bonita e Barata



Seria praticamente uma leviandade considerarmos Pisa somente como a casa do projeto arquitetônico que revelou-se terrivelmente equivocado, o mítico campanile di Santa Maria, mundialmente conhecido como a Torre de Pisa.

Erguida em terreno cujo subsolo é saturado de água, a torre do sino do Duomo da cidade, começou a inclinar-se imediatamente após a conclusão de suas obras, atingindo quatro metros e meio fora de seu eixo original (o que, convenhamos, somente conferiu maior destaque à cidade). Seu desvio contribuiu, entretanto, essencialmente para o desenvolvimento da física. Explico:

Aperfeiçoador do telescópio, inventado em 1607 pelo holandês Hans Lippershey, o astrônomo, cientista e físico Galileo Galilei utilizou-se do mesmo para realizar inúmeras descobertas ao longo de sua vida, tais como os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e a existência das manchas solares.

Ficou todavia famoso, sobretudo, em decorrência de sua lei da queda dos corpos. Considerando com cepticismo a teoria de que os corpos caíam com uma velocidade diretamente proporcional ao seu peso, o filho mais ilustre de Pisa realizou seguidos ensaios, nos quais derrubava objetos do alto da Torre Pendente, aproveitando-se de sua inclinação. Concluiu, assim, que a distância percorrida na queda aumenta na proporção do quadrado do tempo levado a percorrê-la.



A torre famosa é apenas um dos muitos haveres da Piazza dei Miracoli, centro histórico, artístico e turístico de Pisa, construído para ostentar o poderio desta cidade frente às mais influentes Firenze e Siena,  e que compreende outros monumentos - a Cattedrale di Santa Maria Assunta, o Battistero di San Giovani e o Camposanto monumentale - igualmente impressionantes e imortalizados nas diversas lojas de souvenires espalhadas no entorno da praça.



Pisa não é particularmente conhecida por possuir bons restaurantes ou uma cozinha própria marcante, então confesso que apostei na minha sorte ao não me preocupar em antever quais seriam as melhores possibilidades gastronômicas da cidade, o que é sempre temerário, uma vez que poderia acarretar em uma experiência desastrosa. Contudo, desta vez, meu final foi venturoso.

Sem imaginação e pernas, decidi-me por estacionar em algum estabelecimento próximo à Piazza dei Miracoli e defrontei-me, na vizinha Via Roma, com um seguimento de restaurantes, bares e cafés. Sabedor de que me encontrava em um centro turístico, optei pela casa que a mim figurou-se como a mais simpática. E assim cheguei à Trattoria da Lastri.



Estejam atentos, primeiramente, ao fato deste restaurante ter recebido algumas críticas negativas em sites especializados em turismo. Certamente não é nenhuma unanimidade, mas posso afirmar-lhes que tive um almoço despretencioso, econômico e aprazível no Lastri e, como opinião é um conceito relativo, embora respeite as de outros indivíduos, somente sinto-me apto a manifestar-me após viver minhas próprias aventuras. E, seja no quesito serviço, como nos ambiente ou comida, o Lastri jamais me decepcionou.



A decoração do Lastri é bem eclética, mas sem exageros e excesso de informação. Seu estilo mistura o rústico, de arcos e tijolos aparentes nas paredes,  ao clássico, com seu piso de mármore e cadeiras características do início do século passado. É simples, porém atraente e aconchegante.

Destaque para os potinhos de farmácia sobre a janela da cozinha, que conferem um ar caseiro ao lugar.



Sempre que tenho minhas descrenças no tocante ao restaurante em que me encontro, procuro não complicar, dando primazia ao que de mais básico a casa puder me oferecer. Com este pensamento em mente, fui de Gnocchi Bolognese 8 ), e não errei. Apenas meu apetite estava voraz, e este prato foi insuficiente para saciá-lo.



A belezura aí em cima, a Lasagna della Casa 7 ) tratou de resolver esta questão. Adorei! Massa macia, carne bem temperada, com molho béchamel, cremoso como poucos que já provei. Fosse aqui no Brasil, certamente custaria três vezes mais.

Alcanço, portanto, meu diagnóstico a respeito da Trattoria Lastri. Por toda má-fama que recebem os restaurantes de Pisa, ainda que este vise ao público turista, posso dizer-lhes que meu almoço esteve longe de ser ruim ou enfadonho. Aconselho para aqueles que pretendam aproveitar seu tempo visitando as atrações da cidade e que, em conseqüência disto, aspirem a uma refeição rápida e modesta.

ENDEREÇO:
Via Roma, 66, Pisa
Tel. +39 050 561908

Nenhum comentário:

Postar um comentário